Nova Parceria: Laura Malin

01/02/2012 00:22

Gente, como muitos sabem, eu sou mega fã dessa autora nacional. Laura Malin, pra mim é a diva da literatura brasileira!!

E hoje eu venho contar pra vocês que ela faz parte do blog!!! #PULANDO     

 

Então, sem muita enrolação, vou apresentá-la pra vocês!!!!

Laura Malin

 

Já que toda biografia é ficcional (obviamente) vamos considerar isso um papo informal, certo? Sou carioca, nascida em 1974, filha única de Ana e Mauro. Passei parte da minha infância fugindo dos neuróticos que perseguiam jovens corajosos e altruístas. Primeiro, Petrópolis; depois, Salvador; em seguida, a Califórnia (onde fomos seguidos por espiões reacionários até mesmo na Disney – o que só soubemos quando os arquivos do DOPS foram reabertos); e, finalmente, Paris. Pronto, ao seis anos de idade eu já era uma criança cosmopolita.

Com a anistia, voltamos ao Rio de Janeiro. Ana e Mauro já não dividiam o mesmo teto (sou filha de um casal moderno, além de comunista; com muito orgulho de tudo, diga-se de passagem). Foi nesta época, também, que escrevi meu primeiro livro, “O caso da lista Punjabi”, para dar de presente de natal à família. Passei o resto da infância e a adolescência fazendo todas as coisas saudáveis do mundo (circo, saxofone, viagens a Búzios, natação, prática de beijos, balé, canto, aula de reforço, horas no telefone) e estudando em colégios que me deram aqueles amigos de sempre e uma noção muito ampla sobre o que é a vida: o extinto Santo André e o Andrews.

Aos 15 anos voltei à França, busca de raízes, desaterro de passado. Fui num programa de intercâmbio e, apesar de mil problemas, me reencontrei – e encontrei também uma verdadeira paixão quando cruzei o tapete vermelho numa viagem a Cannes: o cinema. De volta ao Brasil, acabei, no campus da PUC, cursando Jornalismo – que foi uma excelente escola, sem dúvida. Foi nesta mesma época que conheci, nas areias do Posto 9 (Ipanema), Danton. Entre aquela tarde mágica na qual nos conhecemos e o começo do namoro foram apenas oito dias. O namoro, bem, durou 12 anos e tivemos duas filhas maravilhosas, Luisa e Alice.

Nesta época de faculdade, eu queria fazer cinema. Mas como, se o cinema, no começo dos anos 90, ainda estava tão cambaleante? Trabalhei como tradutora na Eco-92, estagiei como jornalista no JB, e ajudei a implementar o banco de imagens do Canal Futura. Depois acabei indo aprender a escrever roteiro de cinema na Califórnia. O know-how me fez decolar em vôos mais ousados, ganhar um agent e sentir um gostinho de Hollywood.

De volta ao Brasil, fiz meu début na dramaturgia televisiva com Turma do Gueto – um projeto, a princípio, revolucionário. Em seguida, passei por emissoras abertas e a cabo, e logo veio meu primeiro romance, Júlio&Juliano (2004), que trouxe confiança para perseguir meu sonho: ser romancista. Houve também colaborações em roteiros de cinema e trabalhos fora do país: em Angola, Paris, e Los Angeles.

Em 2009 escrevi a biografia Débora Duarte, Filha da TV, uma experiência muito interessante. E agora me preparo para lançar um projeto incrível no qual venho trabalhando há três anos: dois romances separados mas complementares, que contam uma história de amor que vai de 1824 até… 2013! Fiquem ligados para os lançamentos de Tempo Perdido – Livro de Joaquim e Tempo Perdido – Livro de Leah, ambos pelo selo Agir, da Ediouro.

O mais importante disso tudo (a essência) é que eu amo absurdamente o que eu faço e, como é orgânico pra caramba, não posso deixar de dizer que não (apenas) escrevo para viver mas que vivo (não somente, mas com muita intensidade) para escrever.

Então é isso aí!!!

Laura.

 

Capas dos livros: 

Ela é certamente uma das atrizes mais populares e queridas da televisão brasileira, até porque praticamente cresceu diante das câmeras. Filha de peixe, Débora Duarte é filha da atriz Marisa Sanchez e foi criada por ela e pelo padrasto Lima Duarte. Em seu primeiro trabalho foi Cosette de Os Miseráveis, em 1958, seguido por outros grandes textos e mesmo novelas na pioneira das televisões, a TV Tupi.

 

 

Primeiro livro de ficção da roteirista de TV e Cinema Laura Malin, “Júlio & Juliano”, narra em ritmo de triller a louca convivência dos gêmeos que só se conhecem aos 20 anos após a morte da mãe. A estréia de Laura Malin como escritora foi saudada por Gabriel O Pensador, que assina a apresentação da obra: “Ao deparar-me com este seu primeiro romance tão ágil, envolvente e bem escrito, me veio um sorriso quase maroto, de orgulho e alegria”.

Ambientado no Rio de Janeiro, o triller fala de gêmeos que só se conhecem aos 20 anos de idade. A descoberta revela, no entanto, que, embora tenham crescido separados, o destino cruzou a vida dos dois como se nunca tivessem sido afastados. Pelo menos, psicologicamente, sempre estiveram tão unidos quanto na hora do nascimento.

 

E claro, não poderia faltar:

 

Permeada de referências a fatos históricos, narrativa de Laura Malin mescla romance e fantasia

Utilizando acontecimentos da história mundial como pano de fundo, a escritora e roteirista Laura Malin lança pela Editora Agir Tempo perdido: Livro de Joaquim, a cativante história de amor de Joaquim e Leah. Narrada em primeira pessoa pelo protagonista, a trama é uma verdadeira viagem pelo tempo conduzida por um componente fantástico: personagens imortais que buscam reviver um romance interrompido. Na tentativa do reencontro, o casal cruza o mundo nas mais diferentes épocas.

Joaquim, um reparador de embarcações de 27 anos, e a jovem Leah, noiva a caminho de Portugal para um casamento arranjado, se apaixonam na ilha de Fernando de Noronha em 1824. Durante uma noite na praia, eles avistam uma estrela cadente e ganham, misteriosamente, a vida eterna. Sem ter consciência disso, Leah é enviada contra sua vontade a terras lusas. Quase dois séculos depois, em 2012, o casal volta ao ponto de partida, mas encontra adversidades que podem impedir sua união.

 

O enredo costurado por Malin passeia por importantes momentos históricos, como as Grandes Guerras Mundiais, as ditaduras militares na América Latina, a Crise de 1929 nos EUA, a Revolução Russa e a Belle Époque francesa, entre outros. Além disso, a autora usa sua experiência como roteirista e imprime ao texto uma linguagem ágil que confere ritmo aos diálogos. Tempo perdido: Livro de Joaquim é uma história de amor que, inserindo fantasia no mundo real, é destinada aos mais variados tipos de leitores.

A segunda parte da saga, Tempo perdido: Livro de Leah, com lançamento previsto para 2012, também pela Editora Agir, dará continuidade à saga do casal, narrando os mesmos fatos por meio da ótica feminina e revelando as aventuras de Leah pelo mundo durante seu tempo distante de Joaquim.

 

 

Ainda tem esse:

 

 

Tempo Perdido – Livro de Leah

Permeada de referências a fatos históricos, narrativa de Laura Malin mescla romance e fantasia

A segunda parte da saga, Tempo perdido: Livro de Leah, com lançamento previsto para 2012, também pela Editora Agir, dará continuidade à saga do casal, narrando os mesmos fatos por meio da ótica feminina e revelando as aventuras de Leah pelo mundo durante seu tempo distante de Joaquim.

 

Ainda sem capa!!! Mas em breve divulgarei para todos!!!

 

Espero que vocês tenham curtido a novidade. Porque eu to pulando muito de alegria!!!! 

 

Comentários: Nova Parceria: Laura Malin

Parabéns!

Zilda Mara Peixoto | 03/02/2012

Oi,Lele!!
Parabéns,sua linda pela bela parceria.Sou louca para ler o Livro de Joaquim.
Desejo-lhe muito sucesso com a nova parceria.Seja bem vinda Laura!!
O blog tá cada vez mais divo!!
Te adoro!
Zilda Mara
Cachola Literária

parceria

ESTELA PILZ | 03/02/2012

Mulher, que história tem essa autora hein... uauu. Me inspirou até essa biografia..heheh. E ela é lindíssima. O livro de Joaquim eu não vejoa hora de ler.. já ouvi falar muito bem dele, inclusive por aqui.
Parabéns pela parceria, vc merece amada..

Bjos Mil

Tela
penseiraliterária.blogspot.com

\o/

Tatiellen Tarzo | 03/02/2012

Parabéns Lelê!
Eu fiquei louquinha pra ler Livro de Joaquim depois da sua resenha hihi
*torcendo horrores pra ganhar a promoção*
E que linda parceira hein?!

Beijinhos
Tati
<a href="https://coracaoliterario.blogspot.com/" title="Para os apaixonados por livros">Coração Literário</a>

Itens: 1 - 3 de 3

Novo comentário